domingo, 3 de outubro de 2010

LUGARES QUE (NÃO) DEVEMOS CONHECER NA VIDA

AH, O TOCANTINS!!! Trago recordações do tempo em que morei por lá... ninguém é mais capacitado que eu para falar desse belo estado. Por onde começo? Tá legal, vou fazer uma síntese:
Cena clássica no estado.

Talvez pelo fato de estar entre as três regiões, o Tocantins é uma mistura de Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O problema é que só ficou com a pior parte de cada: o forró, o calypso e o sertanejo. Sinceramente, não sei o que é pior. Mas acho que é o Calypso. O estado está em desenvolvimento, e apresenta números razoáveis em quesitos de qualidade de vida. Entretanto, o povo tem costumes alá vergonha alheia. 

O POVO

Entre os piores costumes do povo tocantinense destacam-se o uso de avaianas com calça jeans, andar de bicicleta sem banco ou mobilete, homem usar brilho labial, jogar bola de chinelo, usar palavras e verbos inesistentes em seu vocabulário, ouvir forró/sertanejo/calypso ou pior, "pancadão" (que por sinal, são os piores funks do mundo). Fora isso, destaca-se que o povo se procria aceleradamente. O numero de filhos por casal é desconhecido pelo fato de os casais não durarem muito tempo, e todos terem dezenas de meio-irmãos, mas o fato é que toda mulher tem entre 5 e 19 filhos. Quanto aos homens, não se sabe. 

REGIÕES

Apostou parte do Tocantins no truco.

  • PLANÍCIE DO ARAGUAIA - Oeste do estado. Corresponde a Ilha do Bananal e a floresta amazônica. Tem muito índio. Quando digo 'muito', quero dizer que tem índio para dar com pau. 
  • PLANALTO DO TOCANTINS - Região central do estado, onde se encontram todas as maiores cidades do Tocantins. 
  • MEIO NORTE - Norte-Nordeste do estado. Onde se localiza Araguaína, a divisa com o Maranhão e mais nada. 
  • TOBA - Chapada que divide o Tocantins da Bahia, daí o nome. Lá não tem nada, é apenas o Toba do Brasil. 
HISTÓRIA

O Tocantins fora habitado pelos Avá-Canoeros, até por volta da metade do século passado, quando os goianos dizimaram todos, e restaram apenas 6 (até semestre passado, agora eu não sei, mas uma deles já tava com uns 80 anos...). Em 1988 o estado de Goiás resolveu abrir mão do Tocantins, visto que só dava despesa e tinha gente de maus habitos, que nos passavam vergonha. 

Agora, veja um vídeo a respeito desse belo estado:


CLIMA

Não poderia esquecer dessa parte também. Os invernos são quentes e úmidos. Já os verões, são covardia. O Tocantins é um dos poucos lugares do mundo onde se pode assar carne sem churrasqueira e nem fogão. 

Até a próxima, com outro lugar que jamais deveríamos conhecer na vida. =D

Um comentário: