sexta-feira, 1 de outubro de 2010

FIM DOS DEBATES DO PRIMEIRO TURNO - PRESIDENCIAVEIS

Mais um debate chegou ao fim, com apenas 4 dos 9 candidatos, DILMA, SERRA, MARINA e PLÍNIO, teoricamente o mais importante debate do primeiro turno, por ser transmitido pela Rede Globo, que detém os maiores índices de audiência. E já que a revista Veja vai ficar dando ênfase aos erros de português e excluindo o candidato do PSOL, eu acredito que os outros meios de mídia deveríam fazer uma análise decente. Farei a minha humilde parte. 

JOSÉ SERRA - O candidato da oposição mostrou o que tinha para oferecer, sempre ressaltando seu glorioso passado como ministro (governo FHC) e como governador do estado de São Paulo. Suas propostas são claramente de melhoria da situação atual de vida do povo brasileiro como um todo. 

DILMA VANA ROUSSEFF - Até que enfim eu vi um debate de que ela participou. Se baseou o tempo todo em continuar o que Lula começou, sempre enfatizando tudo o que fez 'ao lado de Lula'. Suas propostas são basicamente de continuar o desenvolvimento, quitar as dívidas externas, continuar os programas de assistência a famílias carentes e permanecer neste mesmo caminho, que detém um alto nível de aprovação pelo povo brasileiro. Em alguns momentos, foi motivo de risadas da platéia. 

MARIA OSMARINA MARINA SILVA VAZ DE LIMA - Destaca sempre a preservação do meio ambiente e o bem estar da população. Descartou a crise econômica como primeira necessidade (o que concordo, só rico é que vê crise econômica) e prometeu dar prioridade a melhoria da qualidade de vida da população. Foi aplaudida no final do debate. 

PLÍNIO SOARES DE ARRUDA SAMPAIO - Como de costume, mais objetivo e claro que os demais. Suas propostas são mais radicais, profundas e desapegadas do atual sistema político. Propôs 'limite de terras' (fim do latifúndio), investimento em educação, descartar o pagamento da dívida externa para empregar o dinheiro em prioridades maiores acabando com o problema do saneamento, e investimento em outros meios de transporte, que não as rodovias. Finalizou expondo sua confiança nos jovens. Foi aplaudido diversas vezes durante o debate, inclusive no fim. 

É uma pena que os outros 5 candidatos não foram convidados. Mas, que interessante: o Plínio também não foi convidado, e teve de entrar na justiça para fazer valer seu direito como candidato de estar presente ao debate. Enfim, siga sua mente, sua razão, e vote com consciência, não vote no menos ruim, vote no melhor, seja ele (a) quem for. 

Um comentário:

  1. Bem, eu acompanhei o debate ontem tbm!
    Espero que as pessoas pensem bem antes de votar, 4 anos é tempo suficiente, pra acabar com um País ou melhorar em alguma coisa!
    Abraços!

    ResponderExcluir