domingo, 28 de novembro de 2010

O EFEITO NOVELA

O povo brasileiro, a massa tupiniquim, tem uma série de costumes indesejáveis. Esses costumes desagradáveis vêm de fatores provenientes da mídia de massa do Brasil, especialmente a televisão. E o principal meio de condução desses maus hábitos são as novelas.
A unica utilidade da novela para um homem (de verdade).

Novela, para quem não sabe, também conhecida como Novela Televisiva, é uma forma de alienar as donas de casa, que em grande parte não tem instrução nenhuma, a ficarem todas as noites assistindo um programa que nada tem a acrescentar em suas vidas, mas que estranhamente as entretêm e lhes dá algo a conversar com as vizinhas no outro dia.
Eu sei que você assistia essa. Não desconversa!
Esses modos intragáveis são, em especial, se importar e fuxicar a respeito da vida alheia, achar que não existe pobreza no Brasil, ignorando a que está em sua própria casa, e infelicidade conjugal. Não entendeu? Vai uma explicação:

Visualize a cena de novela: Reynaldo Gianecchini entra em casa, trazendo um ramo de flores para sua esposa Ana Paula Arósio, que está linda e perfumada em sua camisola de seda!
Agora visualize a cena da vida real: Seu marido (que está longe de ser parecido com o Gianecchini), entra em casa, tira a meia suja e larga em cima da mesa, dá um arrotão e pergunta: "Cadê a janta?". Sua mulher, que está justamente vendo a cena de novela anterior (com bóbis na cabeça, máscara de embelezamento pra quê?, vestida com a camiseta do candidato a vereador, Zequinha da Cachaça) responde carinhosamente: "Cala a boca e liga para o disk-pizza!"
Depois de um tempo vem o pensamento: Ele podia ser igual ao Reynaldo...Ela podia ser a Ana Paula.... E aí, vem a separação e o divórcio por incompatibilidade de gênios!
VOCÊ assistindo novela.


Há uma série de pré-requisitos para se criar um seriado que seja considerado uma novela:
    • No final tudo dá certo;
    • Os pais são mais burros que os filhos.
    • Os vilões morrem, se redimem, vão presos ou simplesmente vão embora;
    • O mocinho fica com e/ou salva a mocinha;
    • Uma música para o amor do mocinho com a mocinha que posteriormente fará parte do CD da trilha sonora.
    • Se uma mulher tiver tontura/enjoo não será por outro motivo senão gravidez.
    • O assassino é sempre revelado no último episódio, gerando uma grande audiência expectativa, mas que na verdade é uma tremenda babaquice;
    • Todos os casamentos são desfeitos no início e depois, todos se casam novamente, só que com um(a) ex de um amigo(a), parente ou até mesmo um(a) ex do ex-conjuge;
    • Nasce um monte de criancinhas no final;
    • Os noveleiros veem spoilers propositalmente (leia-se resumo de capítulos no jornal) e juram que não tira a graça. O mesmo não acontece com formas de expressão artística de verdade.
    • Sempre tem um grupo de pessoas que fazem bolão para saber quem é o assassino, mesmo que todos que não veêm a novela (e os que veêm também) já saibam quem foi.
    • Sempre tem um personagem escroto que cria um jargão que sobrevive durante anos na nossa sociedade (de donas de casa e desocupados em geral), vide "Jamanta não morreu", "Né brinquedo não!", "Salgadinho? Me poupe!", "Cada mergulho é um flash", e entre outros.
    • Os noveleiros veêm o final da novela com grande surpresa, mesmo não tendo nada de especial e novo.
    • Se passar no Rio de Janeiro, preferencialmente no Leblon ou em qualquer outro local com m² incrivelmente caro.
    • Requentar alguma bossa(bosta) nova de Tom Jobim e Cia para trilha sonora.
    • Contar com Regina Duarte em seu elenco - e ela obrigatoriamente se chamará "Helena".
    • Matar algum dos personagens com um acidente de carro. Filmado nas ruas de trás do Projac, um Opala preto ou verona azul escuro capota ao sair de uma curva pela tangente. A cena vai pro vídeo show e sempre tem aquela cara de fake com o ator desesperado pisando no freio e olhando em linha reta.
    • Se uma personagem que já é casado(a) se apaixonar, eles sempre irão inventar algo que beneficie o/a amante.
    • Ter um velhinho que não faz nada na novela além de dar bom dia aos atores.
    • Ter 8 cenas com Stepan Nercessian cujos papéis se alternam entre motorista e delegado.
    • Uma gêmea boa e outra má.
    • Um homem rico que se faz de pobre para ficar com a mulher amada, que é pobre.
    • Às vezes, o vilão muda radicalmente de postura, tornando-se bonzinho. Como se ele tivesse escolhido ser mau por pura putaria.
    • Quando algum subúrbio carioca é retratado, apenas aparecem pessoas de bem, felizes e afins, a violência sequer é mencionada.
    • Os protagonistas - geralmente, um casal - são sempre tristes, chatos e estressados, mudando a expressão facial para um belo sorriso apenas no final da novela, ou seja, quando se casam.
    Freqüentemente, transportam o telespectador para uma irreal vida fantasiosa, onde tudo é muito lindo, todo mundo é rico, todo pobre é feliz por ser pobre e todos acabam felizes para sempre. Além de serem racistas, pois quase sempre os negros são retratados como chofer, empregada, personagens cômicos devido a burrice, escravos da novela das seis ou contratados apenas para falar sobre racismo (resumindo tapa buraco de novela). 


    Na verdade, existe uma grande conspiração por trás dos enredos simplórios das fúteis novelinhas: manter a dominação do proletariado pela burguesia, dos favelados para esquecerem que passam fome e que levam bala perdida etc. Os folhetins levam o telespectador para fora da sua realidade, para um mundo onde tudo é glorioso: as mulheres são extremamente bonitas, bem-sucedidas e felizes, enquanto os homens são grandes comedores, ao contrário do tonto(a) que está sentado no sofá vendo aquela sessão de alienação. 

    FONTE: WIKIPEDIA.

    3 comentários:

    1. post podree
      novelas sao lindas *___*
      altooos barracos o/
      e o q vc citou aih serve, na maioria, so pra novelas globais (Y)
      as outras emissoras variam um pokinho
      e tipo... vc nem mencionou o melhor tipo novela de todas: novela mexicana!
      muito, muito, muuuiiiito boas!
      aaaaaaaaaaaaaaltooooooooooos barracos²

      A Usurpadora tinha q ser reprisada pela 5ª vez
      eu assistiria!
      ooh novela boaa *_*

      ResponderExcluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      mais uma pobre vítima da mídia Brasileira...
      Novelas mexicanas merecem outro post, depois eu crio!
      Pena que você goste desse tipo de programação!
      Mas, eu te amo mesmo assim *________*
      Desde que não me compare com o Reynaldo Gianecchini...
      Beijo!

      ResponderExcluir
    3. "Todo pobre é feliz por ser pobre"
      Adorei essa frase! auhuasuhaashhu
      Vou colar em meu guarda roupa! uashuuhuhas
      Carlos, não sei de nada de Novela, não assisto desde que virei "vagal virtual"!^^
      Abraços e ótimo Domingo!

      ResponderExcluir