segunda-feira, 7 de março de 2016

FARMANDO TURBINE POINTS (CORRIDA DE TP) EM LOTRO - PARTE 1: ERED LUIN

Para jogar Lotro de graça são necessários alguns passos, e um deles é o TP Farming, também conhecido como Corrida de TP. Para quem ainda não conhece, TP é a sigla de Turbine Points, moeda paga do jogo Lord of The Rings Online. Apesar de ser uma moeda que você deve comprar para adquirir, existem cortesias fornecidas pelo jogo, sendo necessário apenas o cumprimento de Deeds, ou façanhas. Cada façanha pode ser cumprida por cada char uma unica vez. Aqui disponibilizo um tutorial de como adquirir Turbine Points na primeira área do jogo, Ered Luin, através de slayer deeds (façanhas de matança) e exploration deeds (façanhas de exploração). 


Lembrando que o que se segue abaixo é um tutorial de como adquirir esses pontos no menor tempo possível, entretanto, não irei entrar em detalhes de quais itens de aceleração podem ser utilizados, apenas farei uma análise geográfica dos locais onde você pode conseguir esses pontos. Entretanto, esse roteiro é perfeitamente aplicável a aceleradores de deed. Abaixo, primeiramente, um mapa contendo os locais das deeds de exploração e os melhores lugares para slayer deeds:


Para ampliar basta clicar na imagem
Nesse mapa vemos todas as deeds de Ered Luin, separadas por numeração e cor. Em vermelho estão as ruínas elficas, 5 lugares que se descobertos lhe darão 5TPs. Na sequência estão os lugares dos anões, em lilás, que dão mais 5TPs. A exploração de Rath Teraig lhe conferem mais 5TPs, em laranja, bem como a vigília dos Dourhands, totalizando, só de exploração, 20TPs. Mas, claro, o carro chefe da corrida é a matança. Ered Luin tem 5 Slayer Deeds, todas bem tranquilas, cada uma delas sendo de 30 vítimas (simples, dão 5TPs cada) e mais 60 vítimas (avançada, dão 10TPs cada). São elas de Wolves (lobos), Spiders (aranhas), Hendrovals (pássaros), Dourhands (mãos severas, os anões não-aliados) e Gobblins (gnomos, sim, a tradução é essa). Dessa forma, as slayers dão a você, no total, 75TPs. Há a opção de completar quests, sendo que em Ered Luin, cada 10 quests lhe conferem uma deed, sendo elas: Aliado de Ered Luin (10TPs), Defensor de Ered Luin (mais 10TPs) e Herói de Ered Luin (mais 15TPs), totalizando 35TPs, que são fáceis de se conseguir, mas que podem atrasar uma corrida, ainda mais se forem utilizados aceleradores. 

Caso você complete todas as deeds de Ered Luin, a saber, as 4 de exploração, as 5 de matança e as 3 de quests, você ganha prêmios extras. Completando todas as de exploração, você ganha 900 pontos de reputação com o Palácio de Thorin, bem como 100 Marks (uma moeda bastante útil no jogo, em breve falarei dela). Já finalizando as slayer deeds você ganha mais 900 pontos de reputação e também mais 100 Marks. Finalizando ambas e mais as deeds de quests, você ganha inteiramente grátis mais 100 Marks, 1200 pontos de reputação e de brinde um baú de bronze (excelente, indicado para chars lvl 10) e uma chave de baú. Lembrando que os pontos de reputação também podem lhe dar TPs. Os baús, por sua vez, podem lhe dar itens unicos, muito melhores do que os conseguidos no jogo. Dessa forma eu recomendo que você complete tudo, mesmo que não faça as deeds de quests durante a corrida, que as faça depois de terminadas as demais.

Abaixo está o meu mapa, com o itinerário criado por mim, baseado em estudos e experiências.

Clique para ampliar
Primeiramente, pegue o cavalo mais próximo para Thorin's Hall. Começando a partir dalí, siga a numeração em ordem.

1- Vá a Silver Deep Mine, primeiro lugar dos anões.
2- Siga para Frerin's Court e encontre o segundo lugar. Alí, vá até o estábulo.
3- Pegue um cavalo para Noglond, o terceiro lugar dos anões.
4- Pegue um cavalo para Gondamon, o quarto e ultimo lugar dos anões. 5TPs na conta.
5- Vá até Ringdale, o primeiro ponto dos Dourhands. Alí, mate os Dourhands e Hendrovals presentes para começar as duas primeiras deeds de matança.
6- Siga para The Grimwater, o segundo ponto dos Dourhands, e continue matando eles e os Hendrovals que estiverem pelo caminho.
7- Vá a Wardspire, um antigo posto avançado elfico, a primeira de suas ruínas.
8- Desça ao ponto 8. Alí comece a matança de verdade, mate 90 aranhas. Se for utilizar aceleradores de deeds, essa é a hora de começar, daí você só precisa matar 45. Mais 15TPs no bolso.
9- Esse é o lugar mais útil por metro quadrado: aqui é uma cidade, adentre seus muros matando toda alma viva, sendo Dourhands e Hendrovals. Provavelmente você irá completar essas duas deeds, conferindo a você 15TPs por cada uma. Aqui dentro você também encontra as Docks e a Spire de Kheledul, embolsando mais 5TPs.
10- Caso não tenha completado a deed de Hendroval, ao redor desta grande pedra é o lugar onde mais existem deles. Resumindo, ao final dos passos 9 e 10 você adquire mais 35TPs, totalizando até o momento 55TPs.
11- Dol Ringwest, a segunda ruína elfica, aproveite para matar gobblins. Continue indo para o sul, colado na montanha á direita, você encontrará o vinhedo do Limael. Alí tem umas duas dezenas de goblins, e você provavelmente já deve ter terminado a primeira deed deles, 5TPs.
12- Tham Gelair, a quarta ruina. Aqui tem alguns lobos, mate todos, iniciando a deed deles.
13- Chegando a Nen Hilith, a ultima ruina, você acaba de ganhar 5TPs. Siga a oeste.
14- Finalmente, mate todos os lobos aqui. Repita o processo até finalizar as duas deeds. 15TPs.

Aqui começamos os passos 15 a 19. O mapa a seguir, mais detalhado, traça os objetivos dessa fase final. Esta parte eu deixei por ultimo pois você já deve estar no nível 15 ou algo parecido, e aqui os inimigos são um pouquinho mais fortes, a partir do lvl 10, sendo alguns elite. Para começar, pegue um cavalo no estábulo de Celondim para Gondamon. Saia para o sul, descendo uma ladeira até Rath Teraig.
Essa já está ampliada. Clique para ter ela menor e uma resolução melhor.
1- Logo de cara você encontra o primeiro ponto, a Barricada Norte. Siga pela esquerda até o próximo.
2- Em Thum Agor você começa a matar quem nunca morreu antes. Mate todos os Gobblins.
3- Seguindo para sul e em seguida curvando para a direita, logo você encontrará a barricada Sul. Opcional: se você preferir, pode deixar para matar algumas aranhas aqui, mas aqui tem menos do que em Haudh Lin.
4- Siga para norte, subindo um pequeno morro á direita, onde você encontrará Amon Thanc. Continue mantando gobblins como se não houvesse amanhã. Retorne por onde você subiu.
5- seguindo novamente para norte, mas sem subir o morro, logo você encontrará um caminho para a esquerda. Uma vez dentro desse caminho, suba outro morro, seguindo pela esquerda até encontrar o ultimo lugar, Crockdell. Aqui os Gobblins são mais fortes, é difícil fugir de todos, especialmente sozinho, então é um lugar onde você poderá gastar mais tempo, matando um por um para evitar ser atacado por vários ao mesmo tempo. Assim que encontrar Crockdell, saia seguindo rumo a barricada sul e depois vire a esquerda.
6- A saída mais próxima e util, se faltou algum Gobblin, essa é a hora. Aqui existem cerca de 15, de nível mais baixo, rápidos de se matar. Tendo terminado, continue seguindo para leste até Duilond. De lá você pode se dirigir para The Shire (o Condado).

Ered Luin completa, suas deeds de Slayer e Exploration lhe conferiram 95TPs. Com aceleradores e/ou companhia você pode conseguir tudo isso em cerca de 40 minutos. Caso esteja sozinho, sem cavalo e sem aceleradores, acredito que possa levar por volta de 2 horas, mas é possível fazer um tempo perto de 1 hora e 20 minutos. E lembre-se de voltar para completar as quests e conquistar o baú, muito util para as próximas corridas, bem como mais 35TPs.

95TPs são o equivalente a, por exemplo, Riding Skill, talvez o item mais útil do jogo. Apesar de você ter uma cortesia no início do jogo, um cavalo que dura 24 horas (recomendo que o utilize para a corrida), somente com a Riding Skill você pode adquirir cavalos que não expiram. E isso é um ítem indispensável no jogo.

Ps.: recomenda-se para a corrida a criação de um personagem hobbit e minstrel. Sim, recomendo o minstrel, ele tem bons ataques, ataca de longe e consegue atacar em movimento, dessa forma você pode gastar menos tempo matando. A raça hobbit é recomendada por ser a mais compatível com a classe, melhorando esse resultado.

Entretanto vale ressaltar um outro motivo para a preferência do Hobbit como raça para a corrida: as racial deeds. Estando no lvl 13 ou mais, ao matar 50 aranhas você ganha 5TPs. Ao matar 50 lobos, mais 5TPs. Talvez para isso seja necessário que você deixe o passo 8 para depois de Rath Teraig, mas é uma boa causa. Ou talvez você prefira matar as aranhas na Barricada Sul. E caso faça o condado na sequencia, chegando ao lvl 19 você pode ganhar mais 10TPs por matar mais 100 lobos, lembrando que há uma deed no condado de matar 90 lobos.

Bem, uma longa postagem, mas acredito que bastante útil. A maior parte do material a respeito de LOTRO está, infelizmente, em outras línguas, devido ao jogo ainda não ter tradução. É isso, dúvidas e apontamentos a respeito, fiquem a vontade nos comentários abaixo. Se gostou, use o tutorial no jogo, compartilhe com os amigos nas redes sociais. Abraço!

8 comentários:

  1. Bom! parabéns! aguardo de shire e bree! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Pretendo postar em breve, até lá vou postando tudo sobre lotro. Abraço.

      Excluir
  2. Parabéns! Um guia muito útil e a comunidade brasileira de LOTRO tava precisando mesmo de um guia em Português! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Percebi que realmente tem pouca coisa em portugues, e resolvi começar a criar material. Pretendo postar sobre tudo relacionado a LOTRO.

      Excluir
  3. Brother, acabei encontrando seu site procurando guias de farm tp em português! cara ... MUITO OBRIGADO por vc ter feito isso .. porque AJUDA DEMAIS aos vários jogadores novos como eu, querendo aprender a farmar TP.

    Continua, cara, POR FAVOR! O BRASIL precisa de vc ... a gente é órfão desses guias em pt-br .. ficando meio que todo mundo à mercê da Tales of Arda..

    Faça isso por você e por toda comunidade de novos players do Lotro no Brasil!

    Por favor, velho... a gente precisa de vc!

    Abraço e força!

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos os leitores!

    Como também gostei de ter encontrado esse guia, informo algumas situações a serem esclarecidas de "detalhes" nele :p

    => O guia começa com "Primeiramente, pegue o cavalo mais próximo para Thorin's Hall"... Bom, no meu caso (hobbit após todas as quests intro) eu saí de Little Delving, fui pra Michel Delving, peguei cavalo pra Thorin's Hall. O "detalhe" é que o cavalo chega em Frerin's Court, que no guia é ponto DOIS. Se vc seguir "sem fazer o ponto 1", vai ficar faltando.

    Ou seja, ANTES do 1 (1- Vá a Silver Deep..), suba as escadas até chegar às portas do Palácio, que é o Thorin's Gates. Aí sim, siga do 2 (que vc já fez) em diante.

    Fica como dica (se vc já aprendeu esse esquema), deixar ativa aparecendo ali à direita em baixo do mini mapa a Deed "Explore the places of the Dwarves", que contém os locais que vc vai visitando e ele vai sumindo da lista.

    => Um segundo ponto a ser comentado, é o item 6 (6- Siga para The Grimwater..). No mapa do autor do artigo (o revoluto), o número 6 está, vamos assim dizer, 'acima da letra d na palavra Haudh Lin', certo? Pois é ... eu só consegui encontrar Grimwater entre as montanhas que estão 'entre o número 5 e o 6' do mapa dele.

    Caso vc veja o primeiro mapa do artigo (o mapa que tem as bolinhas coloridas na lateral), o ponto que estou falando é o número 17 daquele mapa. Talvez haja algum acesso pelo ponto 6 do mapa do autor (revoluto), mas quanto a mim, achei mais simples encontrar Grimwater pelo "17" do mapa de cima.

    Lá 'pessoalmente no jogo', Grimwater é uma espécie de forte, um local como se fosse uma base daquelas anões dourhands (de barba branca). Dá pra ver de bem longe, quando chegamos próximos. Ao entrar pelo portão, já aparece na tela Grimwater, cumprindo então mais esse local.

    Por enquanto é isso. Estou feliz que tenha achado esse site, e estou fazendo na sequência linha-a-linha, pra juntar os TP's e comprar as coisas.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos!

    Realizei a corrida de TP seguindo exatamente aqui o guia do autor (revoluto), e gostaria de complementar ainda mais ... além dos pontos 1 (1- Vá a Silver Deep..), e também do 6 (6- Siga para The Grimwater..), da minha mensagem anterior.

    Se, assim como eu, sua opção foi pela raça Hobbit (como recomendado por ele), vc também deverá prestar atenção nos pontos 8 (8- Desça ao ponto 8..), e também no 14 (14- Finalmente, mate todos..). Nestes dois casos (8 e 14), se vc estiver fazendo a corrida pra juntar TP, é mais eficiente NÃO fazer os dois (8 e 14), até que se tenha o level 13, como ele mesmo diz mais a frente, por causa das racial deeds.

    Estas racial deeds são :

    Level 13 - Enmity of the Wolves [Defeat 50 wolves]

    Level 13 - Enmity of the Spiders [Defeat 50 spiders]

    Ou seja, pulando os pontos 8 e 14, vc ganha tempo, e quando chegar ao level 13, aí sim volte e faça o sugerido, pra ganhar mais TPS.

    Resumão :

    Se vc seguir por este guia, atenção aos pontos 1 e 6.

    E caso vc escolha o recomendado pelo autor (hobbit), também fique atento aos pontos 8 e 14.

    Um abraço e bom farm pra todos!

    ResponderExcluir
  6. Galera, aqui é o Revoluto7, com uma conta de blogger nova, mas ainda dono do blog. Agradeço pelas dicas, e em breve farei as correções nas postagens. Em breve, também, quero voltar a postar. Como devem ter percebido, eu fiz os tutoriais apenas de Ered Luin, Bree, profissões e duas classes (Hunter e Minstrel). Quero voltar a postar, mas é que faço faculdade e trabalho. Vou tentar manter um certo rítmo, para não abandonar o blog de vez. Fico feliz em ver que minhas postagens estão sendo úteis. Agradeço pelos feedbacks, pelas críticas construtivas e pelas dicas.

    Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir