segunda-feira, 14 de março de 2016

FARMANDO TURBINE POINTS (CORRIDA DE TP) EM LOTRO - PARTE 2: THE SHIRE


Jogar Lord of the Rings Online totalmente gratuitamente é uma arte. Existem maneiras de garantir isso, e elas tem o nome de Deeds. Cada região tem suas deeds, bem como cada raça e cada classe. Semana passada eu publiquei um guia de corrida de TP com base em Ered Luin, e hoje eu coloco a parte 2, o Condado ou The Shire. Assim como Ered Luin, o Condado é uma região para level baixo, niveis iniciantes, tendo monstros abaixo do lvl 18. Sendo assim, ambas são recomendadas para quem quer iniciar chars novos, bem como fazer corridas de TP em maior velocidade. 

Nem o Condado e nem Ered Luin é considerado inferior ou superior um ao outro, ambos são regiões para os primeiros níveis, diferente de Bree Lands, que apesar de ter áreas de lvl baixo tem também áreas de lvl mediano. Abaixo, um mapa do Condado contendo os pontos de interesse para as Deeds, separados por sequencia numerica e por cores. 


A maior parte das deeds de exploração são localizadas no centro-sul do mapa, enquanto as deeds de slayer são em sua maioria na parte leste. Isso faz dessa região um lugar mais prático, pela compartimentação, isto é, você pode focar em encontrar os lugares distantes primeiro e em seguida focar na matança, facilitando o uso de aceleradores. O Condado apresenta mais deeds do que Ered Luin, entretanto são mais de quests do que de exploração e slayer. Dessa forma, para obter TPs de maneira rápida, Ered Luin da mais pontos, enquanto se você quiser completar todas as deeds das regiões, o Condado é melhor. Entre as matanças, se estiver usando acelerador de deeds ou mesmo estiver com pressa, ignore as Slugs (lesmas), que são poucas e espalhadas num lugar muito grande.

As deeds do Condado são: duas de exploração, farms (fazendas) e sights (locais); seis de slayer, Slugs, Brigands (bandidos), Harvest Flies (moscas gigantes), lobos, aranhas e Gobblins; e 4 de quests, sendo uma de entrega de postagem, uma de devolução de tortas, uma de missões para os bares e a dos bounders (patrulheiros) que são simplesmente o numero total de quests do Condado. Lembrando que aqui também são 3 fazes de quests (The Life of a Bounder, advanced e final, completando 15, 40 e 75 quests respectivamente); e as slayers tem duas fazes, onde você deve matar 30 e depois mais 60 mobs para ganhar 5 e 10 TPs respectivamente.

Abaixo, enfim, o meu mapa, com o roteiro que acredito ser o mais rápido.


Caso você tenha vindo de Ered Luin, dependendo do transporte utilizado, você deve estar em Needlehole (Buraco de Verme) ou em Michel Delving (Grã Cava). De Bree também tem transporte para Michel Delving... mas se você é um Hobbit acabado de sair da introdução, você deve estar em Little Delving (Pequena Cava). Abaixo, os passos seguintes.

1- Você começa em Little Delving (ou talvez em Michel Delving ou em Needle Hole, dá na mesma).
2- Vá para sudesde de Michel Delving, encontre a primeira fazenda, South Fields.
3- Seguindo a norte-nordeste, encontre a segunda fazenda, a da Dora Brownlock. Aqui tem alguns lobos, aproveite, mas não se demore, tem lugar melhor.
4- Ainda mais a nordeste, Appledores, um pomar de maçãs, a terceira fazenda.
5- Bem ao lado tem uma grande árvore, é a Party Tree, principal local de eventos do Condado e seu primeiro ponto da deed dos sights.
6- Desça para Bywater, atravessando a ponte de Bywater ou a de Hobbitown, depois dela, ao sul, o segundo sight, Methel Stage, um teatro ao ar livre,
7- Continue seguindo para sul, você encontrará uma grande árvore no centro de uma pequena lagoa. Este é o terceiro sight, The Great Willow (o grande salgueiro). Suba a colina voltando e pegue a primeira estrada para a direita (leste).
8- Ao longo da estrada, logo depois de um desvio ao lado de uma lagoa seca, tem uma entrada num muro do lado direito. Essa é a fazenda do velho Odo Leaf. Aqui tem os primeiros Brigands, aproveite para matá-los, mas siga para o próximo ponto.
9- Aqui é onde você vai matar Brigands a rodo. O esconderijo fica a sul de uma cachoeira e tem mais de 20 deles. Assim que terminar as duas deeds de matança, terá somado 15TPs.
10- Seguindo a nordeste você vai encontrar uma colina alta e íngreme, cheia de moscas gigantes... tem dezenas, você ganhará 15TPs por 90 delas.
11- A sudeste, Bamfurlong, uma fazenda que fornece cogumelos ao Condado, é a penultima que você encontrará.
12- A Torre de Stock, apesar de não ser alta, é um dos sights. Siga para norte, depois da cidade de Stock, você encontrará uma antiga represa, um muro quebrado. Perto dele, descendo o rio praticamente em sua foz, há algumas pedras, use elas, pulando de uma para a outra, para atravessar mais rápido.
13- O lugar mais concentrado do Condado... de cara você encontra uma terra arada e cercada, essa é a ultima fazenda, The Puddifoot's Fields, 5TPs no bolso. Uma muralha se ergue no alto da colina, é o penúltimo sight, The Bridgefilds Wall. Dentro das muralhas há dezenas de lobos, cuidado se você ainda estiver num level baixo e sozinho. Complete as deeds de lobos e ganhe mais 15TPs.
14- Siga para norte, depois de algumas montanhas e um lago, você encontrará Scarry, uma pequena vila, onde fica uma pedreira, The Quarry, o ultimo sight (5TPs) e onde você encontrará dezenas de aranhas (15TPs).
15- Saia de Scarry pelo oeste e após chegar a Brockenborings, pegue a estrada para o norte. Quase saindo do Condado, existem dois grandes acampamentos Gobblin, um de cada lado. Recomendo o da esquerda, que é maior e tem mais Gobblins. Se você massacrá-lo duas vezes terá matado gobblins de sobra. Mais 15TPs na conta e vá descansar.

Aqui, excetuando lesmas e quests, você terminou de fazer as deeds do Condado. Ao todo, esses 15 passos lhe rendem 85TPs. Caso resolva farmar o restante, ganhará mais 50TPs de quests e 15 de lesmas, totalizando 150TPs. O itinerário que recomendei é para quem tem muita pressa ou está com o acelerador de Deeds. Entretanto, para quem tiver paciência, recomendo que termine o Condado para ganhar tanto a reputação quanto os prêmios que isso lhe dá. Lembrando que completando reputação com o Condado (Mathom Society) você ganhará ao todo 50TPs. 

Visite o condado. É nostalgia pura!
Falando em recomendações, não há uma opinião consensual entre os jogadores, mas eu pessoalmente prefiro começar pelo Condado e depois partir para Ered Luin. Quanto ao acelerador, se houver, utilize antes do ponto 8. Por fim, sem companhia ou aceleradores, você pode levar cerca de 2 horas para terminar o Condado, mas pode levar menos de 30 minutos estando equipado com acelerador de deeds e um grupo de amigos.


E visite o Condado na Nova Zelândia também, um dia irei lá! 

3 comentários:

  1. Brother, acabei encontrando seu site procurando guias de farm tp em português! cara ... MUITO OBRIGADO por vc ter feito isso .. porque AJUDA DEMAIS aos vários jogadores novos como eu, querendo aprender a farmar TP.

    Continua, cara, POR FAVOR! O BRASIL precisa de vc ... a gente é órfão desses guias em pt-br .. ficando meio que todo mundo à mercê da Tales of Arda..

    Faça isso por você e por toda comunidade de novos players do Lotro no Brasil!

    Por favor, velho... a gente precisa de vc!

    Abraço e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, obrigado pelo feedback, me sinto bem de ser de fato útil. Eu dei uma parada porque estou trabalhando e fazendo universidade ao mesmo tempo. Mas vou tentar voltar a postar aqui. Obrigado pelo apoio. Vou planejar aqui a continuação dessas postagens. Abraço!

      Ps.: sim, estou com outra conta de blogger.

      Excluir
  2. tenho um guia no you tube, se quiser fazer parceria e posta aqui no seublog

    ResponderExcluir