sábado, 19 de março de 2016

O CRAFTING E AS PROFISSÕES DE LOTRO

Se você é um jogador iniciante já deve estar se perguntando sobre uma coisa: o crafting. Qual profissão deve pegar, a qual guilda deve aderir... E isso de fato é um fator importante, tanto ao longo dos levels iniciais quanto dos finais. Em LOTRO existem 7 profissões, sendo que cada uma delas lhe conferem 3 vocações de crafting diferentes, que em geral são duas comlementares e uma que vai te deixar na mão. Essas vocações podem ser classificadas como primárias, secundárias ou independentes, mas podendo haver algumas coisas que confundam essa classificação. Primeiro, vamos as listas de profissões:


  • Armourer (Armadureiro) - Prospector (Minerador), Metalsmith (Ferreiro) e Tailor (Alfaiate)
  • Armsman (Armeiro) - Prospector (Minerador), Weaponsmith (Forjador de Armas) e Woodworker (Carpinteiro)
  • Explorer (Explorador) - Forester (Silvicultor), Prospector (Minerador) e Tailor (Alfaiate)
  • Historian (Historiador) - Farmer (Agricultor), Scholar (Acadêmico) e Weaponsmith (Forjador de Armas)
  • Tinker (Indutor) - Prospector (Minerador), Cook (Cozinheiro) e Jeweller (Joalheiro)
  • Woodsman (Silvícola) - Farmer (Agricultor), Forester (Silvicultor) e Woodworker (Carpinteiro)
  • Yeoman (Camponês) - Farmer (Agricultor), Cook (Cozinheiro) e Tailor (Alfaiate)
Notamos na lista que algumas vocações aparecem apenas uma vez (Metalsmith, Jeweller e Schollar) enquanto Prospector aparece 4 vezes, logo, na maioria das profissões. Para escolher sua profissão, logo, você deverá definir qual vocação é a sua prioridade e conviver com as companheiras dela. 

VOCAÇÕES FINALIZADORAS

São o seu critério para escolher uma profissão para um char. Elas dão os itens mais importantes, especialmente para combate, mas o problema é que elas necessitam de um fornecedor de matéria prima. 

O Metalsmith trabalha na fabricação de armadura pesada (metal), bem como de ferramentas para crafting e escudos. Logo é mais recomendado para chars que usam armadura pesada e são tanks. Champion, Captain e Guardian. Necessita do Prospector para lhe oferecer ligotes de metal (Ingots).

O Tailor cria armaduras médias (couro) e leves (tecido), e também fabrica capas, o que qualquer char precisa. É mais recomendada a chars que não utilizam armadura pesada. Todos exceto Champion, Captain e Guardian. Necessita do Forester para lhe oferecer couro e tecido.

O Weaponsmith fabrica armas de metal, o que a maior parte das classes utilizam com frequencia. É uma classe bastante versátil, recomendo para quem é DPS Meelee. Champion, Captain e Beorning. Precisa do Prospector para lhe fornecer ligotes de metal.

O Woodworker trabalha com armas, lanças e arcos de madeira. É altamente recomendado ao Hunter e ao Warden por isso, bem como a classes que utilizam bastões e lanças. Hunter, Warden e Lore Master. Precisa do Forester para lhe fornecer madeira.

O Jeweller fabrica jóias, ornamentos, talismãs e pedras de runas. Devido a isso, é uma vocação muito importante para todas as classes, mas é notadamente a melhor para Rune Keepers e Lore Masters. Necessita do Prospector para lhe oferecer pedras e ligotes de metais preciosos.

O Cook faz pratos, comida, o que é importante para todas as classes por igual, já que são itens que recuperam morale e power, bem como pode dar um boost em vários stats. Pode capitar alguns recursos coletando itens que encontra pelo chão e pescando, mas em sua maior parte necessita do Farmer para lhe fornecer frutas, verduras, legumes e cereais.

VOCAÇÕES PRIMÁRIAS

São os fornecedores de material para os produtores finais. Os primários precisam apenas angariar material na natureza, em combate ou comprando, e trabalhar minimamente esses materiais.

Prospector dá suporte ao Metalsmith, ao Weaponsmith e ao Jeweller.

Farmer dá suporte ao Cook e um pouco ao Scholar.

Forester dá suporte ao Tailor e ao Woodworker.

VOCAÇÃO INDEPENDENTE

O Scholar é considerado uma vocação independente, já que ela ao mesmo tempo é primária e final. Seus produtos podem ser bem vindos a todas as classes. A comodidade de criar um produto final sem necessitar de outra profissão anteriormente tem um preço: a busca de recursos no mapa é mais difícil, sendo os artefatos arqueológicos mais escassos do que metais, madeira e couro. O Farmer pode ajudar um pouco, mas é dispensável para a maior parte das coisas. Fabrica tinturas, pergaminhos de feitiços, livros de magia, dentre outros.

Os círculos são vocações primárias, os lozangulos são finalizadoras. Circundadas juntas estão as profissões. Note que toda profissão necessita em algum momento de outra, exceto woodsman.


COMO USAR

Para usar uma vocação de crafting você vai necessitar de Material (ou Matéria-prima), Recipe (Receita), Tools (Ferramentas) e Crafting Facility (Instalações Adequadas). O material é angariado pelas vocações primárias, e alguns podem ser comprados; as ferramentas são compradas ou podem ser fabricadas ferramentas melhores pelo metalsmith; as receitas são compradas de vendedores especializados em sua vocação; e as instalações são encontradas na maior parte das cidades e vilas. A capitação de recursos não necessita de uma instalação, mas trabalhá-los sim, exceto no caso do Scholar, que pode fazer a maior parte de seus trabalhos em qualquer lugar.

O Farmer utiliza 3 tipos de campos para cultivo, que podem ser encontrados próximos ás principais cidades e povoados, e posteriormente precisa de uma Bancada (Workbench). O Prospector, o Metalsmith e o Weaponsmith necessitam de uma Forja. Forester, Woodworker, Tailor e Jeweller vão precisar de Workbench também. Por fim o Cook necessita de um Oven (Forno).

EVOLUÇÃO DA VOCAÇÃO



A evolução de uma vocação de crafting pode ser evidenciada pelo Tier. O Tier é como o level da vocação, e tem 10 níveis: Apprentice, Journeyman, Expert, Artisan, Master, Supreme, Westfold, Eastemnet, Westemnet e Anórien. A medida que você upa seu char, procure evoluir através dos tiers das vocações, para que sua profissão não se torne obsoleta para ele. 

Cada tier tem a proeficiencia e a maestria. A proeficiencia é o aprendizado, pode ser visto na aba de crafting como uma bigorna e uma barrinha de bronze. A medida que a barrinha se enche você se aproxima da maestria e do próximo tier. A maestria, por sua vez, é representada como uma barrinha dourada. Completando a barrinha você se torna completamente mestre naquela tier. Completando uma proeficiencia o próximo tier se abre. O unico caso especial é a do tier Expert, que após completa necessita de uma visita a um NPC profissional de sua crafting, através de uma quest de crafting, para subir para o próximo tier.

GUILDAS

Localização das Guildas de Crafting

As vocações finalizadoras e o Scholar podem contar com as Guildas de Crafting. Cada vocação tem sua guilda. Elas fornecem opções de evolução para cada vocação, através de receitas especiais. A maior importancia delas é a de prover receitas de armas, armaduras e itens lendários, indispensáveis após o lvl 45. Cada char pode se filiar a apenas uma guilda, por mais que possua 3 vocações diferentes. Escolha com sabedoria, baseado na sua classe.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância de se ter uma profissão e vocações de Crafting é imensa. Você pode trocar de profissão durante o jogo, mas os tiers das vocações retrocedem quando você faz isso, então é bom escolher sabiamente logo de primeira. Você pode adquirir itens, jóias, peças de roupa, armadura e armas de diversas maneiras, seja comprando de vendedores comuns, seja adquirindo em acampamentos de skirmishies, seja adquirindo na loja da Turbine, ganhando de presente, em baús ou dropando em campo de batalha... mas nenhum item desses se compara áquele que você mesmo fabrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário