segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A GUERRA DOS TRONOS CONTRA THE GAME OF THRONES


Quem acompanha a série da HBO The Game of Thrones, ou A Guerra dos Tronos, sabe o que é o melhor seriado de todos os tempos. Quem está lendo As Cronicas de Gelo e Fogo, por George R. R, Martin sabe o que são livros fodas. E quem está acompanhando ambos ao mesmo tempo, certamente está putasso com todas as diferenças entre as obras.
Khal Drogo não é galã de novela.

Bem, aqui vou abordar o primeiro livro e os acontecimentos da série referentes a ele, isto é, basicamente a primeira temporada. As diferenças começam logo na escolha do elenco e a idade dos personagens. Em média, os personagens da série são por volta de 3 anos mais velhos do que seriam segundo o livro. O principal motivo seriam as cenas de sexo, já que a HBO jamais abriria mão de elas serem explícitas. Acredito que o caso mais gritante fosse justamente o de Daenerys Targaryen e Khal Drogo. No livro ela tem 13 anos e ele é descrito como sendo consideravelmente mais velho e maior do que foi representado na série.

Renly Baratheon

Outra diferença são as características, por assim dizer, étnicas, dos personagens. Os Targaryen deveriam ter olhos violeta e cabelos prateados, o que é minimizado pelo cabelo louro claro de Daenerys na série, fora o fato de ela ter sobrancelhas escuras e os olhos terem sido ignorados. Os príncipes filhos de Cersei Lannister, bem como Jaime Lannister deveriam ter cabelos cacheados. E o caso mais chocante, Renly Baratheon deveria se parecer um mínimo com Robert, já que é escrito no livro como sendo uma versão mais jovem e esguia dele. Eu teria colocado Kit Harington nesse papel, ao invés de Jon Snow. Sor Jorah se pareceria bem mais com o Sargento Pincel, um típico ursão careca. Por falar nisso o pai dele também seria careca. Khal Drogo deveria ser mais velho e mais... barbaresco, uma vez que ele é uma representação de algo semelhante ao Gengis Kahn. Syrio Forel era careca também. Tyrion não é simplesmente um anão, mas um bem feio. Isso felizmente é ignorado, pois é o que faz menos falta no roteiro.

Tyrion Lannister

E por falar em roteiro, existem poucas mudanças perceptíveis nele, sendo os destaques principais para a ausência de alguns personagens, como Marillion e Jeyne Poole. Isso não é um problema na primeira temporada, mas são casos que se tornam importantes no quarto (Marillion) e no quinto (Jeyne) livros. O que o roteiro realmente perde é em ter se transformado em apenas 10 episódios de cerca de 50 minutos cada. Ainda assim vale cada minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário