domingo, 6 de fevereiro de 2011

DESVENDANDO MITOS - SANTOS DUMONT

Alberto Santos Dumont
ALBERTO SANTOS DUMONT nasceu em Palmira, no estado de Minas Gerais - cidade que viria a se chamar Santos Dumont em sua homenagem - no dia 20 de julho de 1873. É ainda hoje considerado pelos brasileiros o pai da aviação, inventor do dirigível, do avião, do relógio de pulso e do ultraleve. Mas, só pelos brasileiros mesmo. A FAI considera que os irmãos Wright foram os primeiros a fazerem um voo controlado a bordo de um veículo mais pesado que o ar. 
Wilbur e Orville Wright

É verdade, não houve registro oficial do voo dos americanos, sobretudo porque não existia, nos Estados Unidos, prêmios e concursos para pioneiros iguais aos que Santos Dumont disputava na França. Também porque os dois irmãos estavam muito mais preocupados em ganhar dinheiro com a fabricação de seu projeto que conquistar prêmios e notícias abulatórias nos jornais. Quando alguém perguntava por que eles não faziam voos públicos, os dois diziam: "não somos artistas de circo".

Em 1904 os irmãos Wright fizeram 45 minutos de voo, e então chamou a imprensa. Em 5 de Outubro de 1905, Willbur Wright voou durante 39 minutos percorrendo 38,9 quilômetros, e deram 30 voltas no campo de testes. Um ano antes de Santos Dumont exibir-se com o 14-Bis, voar já era uma rotina para os irmãos Wright. Em maio de 1906, eles conseguiram o registro de patente número 821.393, referente a controles de uma máquina de voar. A patente foi requeria 3 anos antes, em 1903, e saiu seis meses antes de Santos Dumont ganhar prêmios com o 14-Bis.
Lógica do projeto Flyer
Em 12 de novembro de 1906, no Campo de Bagatelle, diante de uma multidão, o brasileiro ligou um motor improvisado de um automóvel, e percorreu dentro do 14-Bis, 220 metros, chegando a uma altura máxima de 6 metros. No segundo voo do 14-Bis, ele "voou" apenas 30 metros, e despedaçou-se no chão. Quando conheceu os irmãos Wright, a França esqueceu Santos Dumont.
14-Bis pulando
Eles usavam uma catapulta e trilhos para dar impulsão, mas, era incontestável que o Flyer III se mantinha em voo por forças oriundas do próprio aparelho. Em 1908, entretanto, eles criaram um sistema de impulso que utilizaram na França, e voaram da mesma forma, quebrando todos os recordes dos concursos que ali haviam, como os que Santos Dumont participava. Estava comprovado para todo o mundo - menos para o Brasil - quem foram os pioneiros da aviação. 

Em 1909, Santos Dumont se apresentou com o N-19, conhecido como Demoiselle (senhorita, em francês), que foi o precursor do ultraleve, enfim um avião que voava.
N-19
Quanto ao relógio de pulso, já existia, tanto que a rainha Elizabeth I (1533-1603) já tinha um. Ele contribuiu para esse modelo voltar a moda, isso sim. Ele queixava-se da dificuldade de olhar as horas enquanto se estava voando, induzindo o joalheiro Louis Cartier a "criar" esse modelo.

Em 1914, Santos Dumont voltou ao único lugar onde ainda era considerado o pai da aviação, e uma celebridade - o Brasil. Ele suicidou-se em 1932 no Guarujá.

Diz a lenda a seu respeito, ainda, que ele teria se matado por desgosto, por que sua "invenção" estava sendo usada para derramamento de sangue, na revolução constitucionalista. A verdade, é que ele sabia muito bem para que serviria uma máquina que voa, desde antes dos testes, e ainda vendia essa idéia. Ele suicidou-se por desgosto, sim, mas por não conseguir ser reconhecido por uma invenção de alto nível. 

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