sábado, 23 de junho de 2012

ASTRONOMIA E ASTROBIOLOGIA


Iniciarei uma nova série de postagens, a respeito de astrobiologia. Astrobiologia (antes conhecida como exobiologia) trata-se da ciência que estuda a (possibilidade de) vida fora do planeta Terra. Os astrônomos estão divididos entre a possibilidade e a impossibilidade de vida extraterrestre.

Desde meados do século passado a astrobiologia não é tão levada a sério, especialmente fora do eixo NASA/ESA/JAXA/CNSA (EUA, Europa, Japão e China). Isso é efeito, principalmente, da decepção das missões a Lua, Marte e Vênus, por não terem encontrado sinais de vida. Entretanto, esta continua sendo o carro-chefe da NASA, para angariar fundos governamentais e apoio popular.

A princípio, antes das missões do século XX, muitos acreditavam em vida em qualquer planeta, desde Vênus e Marte até a Lua ou o Sol! Bom, claro que não era unanimidade esse tipo de crença, mas grandes nomes foram favoráveis a essas idéias. 

Johannes Kepler, por exemplo, por desconhecer qualquer acontecimento natural que pudesse causar as crateras da Lua, chegou a afirmar que essas formações circulares deveriam ser obra de uma sociedade, possivelmente suas cidades.

Foto de um suposto marciano
Mais recentemente, e já sabendo que as crateras da Lua seríam impactos, Percival Lowell, fazendo observações do planeta Marte, 'viu' linhas mais ou menos retas no planeta vermelho, e logo deduziu que seríam canais, que serviam para levar água dos polos congelados para os desertos do restante do planeta, e que foram por um povo mais avançado que o nosso, e em uma situação claramente desconfortável naquele mundo desértico. 


Toda essa empolgação já atingia a população em geral, e as ficções sobre os povos extraterrestres, desde venusianos a jupterianos já tomavam as prateleiras e as telinhas, até que as primeiras sondas chegaram a Marte (e não acharam nada) e a Vênus (e foram queimadas, esmagadas e trituradas), e então o otimismo foi substituído por total aversão. 

Hoje em dia, a maioria das pessoas é contra a idéia de vida fora de nosso planeta (alguns até mesmo desconfiam que a Lua jamais foi visitada), enquanto a maior parte do restante acredita que os OVNIs são naves espaciais. Dentre os cientistas e especialistas, a posição mais aceita desde as duas ultimas décadas é a favor de um estudo dos corpos celestes próximos, e assim que possível, dos planetas fora de nosso sistema, em busca de sinais de vida.

Numero de planetas encontrados fora do sistema solar a cada ano - 1989 a 2011

Os maiores impecílios a essa busca são, claramente, os custos elevados e a tecnologia insuficiente. A respeito dos planetas do sistema solar, os mais propensos são Marte e alguns satélites de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Quanto aos fora de nossas vizinhanças, até o momento, os unicos planetas detectados são grandes demais, e alguns estão orbitando próximo demais de suas estrelas, tornando-os extremamente quentes e inóspitos. Mas isso se deve ao fato de que esse tipo de planeta é o que se detecta mais facilmente. 

Mas isso já é assunto para outras postagens, que farei em breve nessa série. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário